Ao procurar por ingredientes eficazes para a pele, não imaginamos que o solo poderia ser uma fonte desses. Isto não se aplica quando pensamos na enorme variedade de argilas que são aplicadas cada vez mais em produtos cosméticos. As argilas são basicamente tipos de rejeito e são bem conhecidas por suas incríveis propriedades de limpeza e purificação.

 

As argilas naturais, encontradas de forma livre na natureza, têm sido usadas na pele há séculos e continuam a ser um ingrediente popular em cosméticos.  Em geral, as argilas são substâncias minerais macias e refinadas que apresentam em diferentes tipos e variam em composição dependendo da origem. Embora as propriedades de cada argila variem, elas são mais usadas em cuidados com a pele devido às suas propriedades de absorção. Quando aplicada, a argila extrai o óleo da pele, deixando-a equilibrada e limpa.  

 

Dependendo do seu tipo de pele, uma argila pode ser mais adequada para a sua pele do que outra. Por exemplo, a argila do caulim é uma argila de grão fino com propriedades de absorção moderadas, o que a torna melhor para a pele seca e normal. Por outro lado, a argila verde francesa e a argila bentonítica têm propriedades de absorção mais fortes, tornando-as adequadas para a pele oleosa.  Em geral, as argilas são melhores para os tipos de pele normal e oleosa porque absorvem a umidade. Se você tem uma pele extremamente seca, os produtos que contêm argila podem deixar sua pele um pouco desconfortável. Se é este o seu caso, escolha uma argila mais suave.

 

Se você fizer uma pesquisa on-line sobre uso de argila e cuidados com a pele, encontrará muitos artigos que prescrevem soluções de uso terapêutico. Entretanto, tenha bastante cuidado com a sua aplicação e consulte um dermatologista sempre para os casos de tratamento mais graves. Existem texto que indicam tratamentos para a acne, redução de cicatrizes, tratamento para a psoríase, extração de toxinas da pele e assim por diante. Embora seja verdade que existe um efeito prático para a sua pele, não podemos ter com certo estes tipos de tratamento. Se assim fosse, as argilas deveriam ser tratadas como medicamentos e submetidas a controle específico.

 

TIPOS DE ARGILA

Argila Bentonítica: Criada a partir de cinzas vulcânicas. Tem fortes propriedades de absorção de óleo e é capaz de absorver mais do que a sua massa na água. Isso faz da argila bentonítica uma ótima opção para peles muito oleosas.  

 

Argila Brasileira (Natural, Vermelho Escuro, Rosa, Roxo, Amarelo): As argilas brasileiras apresentam uma ampla variedade de tons e cores. Elas são naturalmente coloridas e não contêm corantes nem pigmentos artificiais. As diversas tonalidades são obtidas pelas variações nos minerais encontrados no solo nas diferentes regiões do Brasil. As argilas brasileiras têm uma quantidade “média” de absorção, tornando-as um aditivo adequado para uma ampla variedade de tipos de pele.  

 

Argila Verde Francesa: Conhecida por suas excelentes propriedades de absorção de óleo. Tem uma textura fina e é usada para cores e absorção de óleo em máscaras faciais. A cor verde clara vem de matéria vegetal decomposta e óxidos de ferro. É mais adequado para tipos de pele oleosa.  

 

Argila Verde De Zeolite: Os zeólitos são minerais microporosos que se formam quando as rochas vulcânicas e as cinzas reagem com a água subterrânea alcalina. Argila zeólita verde tem uma textura ligeiramente maior do que a maioria das argilas, bem como grandes propriedades de absorção. Por causa da textura maior, também tem propriedades esfoliantes muito suaves. É mais adequado para tipos de pele normal a oleosa.  

 

Argila De Caulim: A argila do caulim é uma argila em pó muito fina, e pode vir em uma variedade de cores. A cor mais comum da argila de caulim é esbranquiçada. A textura fina facilita a incorporação em uma ampla variedade de projetos. Isso inclui sombras e cosméticos, bem como sabão, bombas de banho e muito mais. É uma argila suave, com menos capacidade de absorção de líquidos do que a maioria. Isso o torna adequado para peles mais sensíveis e secas.  

 

Argila Rosa: É considerada um tipo de argila caulim (caulinita). Tem uma textura fina como o caulino e é adequado para a pele seca. A argila é uma sombra rosa clara a média, que vem de um óxido de ferro natural. Em alguns projetos, pode assumir uma cor vermelha intensa ou um tom laranja. Funcionam como um aditivo para sabonetes com propriedades de absorção e suave.  

 

Argila do Mar: Em geral verde escura ou acinzentada, a argila do mar origina-se da lama depositada sob o mar há milhões de anos. É usada em máscaras faciais para limpar a pele. É adequada para tipos de pele normal a oleosa. Muito rara de ser encontrada.